BISCUIT OU PORCELANA
FRIA É A MASSA DE MODELAR PRODUZIDA A PARTIR DA MISTURA DE AMIDO DE
MILHO, COLA BRANCA PARA PORCELANA
FRIA, CONSERVANTES COMO LIMÃO OU VINAGRE E VASELINA.
ESTE TIPO DE MASSA TAMBÉM É CHAMADO DE PORCELANA FRIA, POIS NÃO PRECISA
SER AQUECIDA PARA QUE MANTENHA SEU FORMATO FINAL DE MODELAGEM E SECA EM CONTATO
COM O AR.
O BISCUIT É UMA MASSA DE FÁCIL MODELAGEM,
ACEITANDO TINGIMENTO E PINTURA COM DIVERSOS TIPOS
DE TINTAS E CORANTES.
“PASTA DI SALE”, UMA MISTURA DE FARINHA, ÁGUA E SAL SÃO UMA TRADIÇÃO NAQUELA PARTE DO CONTINENTE EUROPEU. SÃO TRABALHOS DELICADOS QUE RETRATAM OS MAIS DIVERSOS MOTIVOS DO DIA-A-DIA E TÊM POR FINALIDADE ENFEITAR A MESA.
EM OUTROS PAÍSES TAMBÉM EXISTEM TRABALHOS NESTA LINHA. NOS ESTADOS
UNIDOS, POR EXEMPLO, OS BONECOS DE “SALT DOUGH” (MASSA DE SAL) SÃO MUITO
FAMOSOS, ALÉM DE SEREM UMA TRADIÇÃO MUITO ANTIGA. APESAR DE SUA BELEZA, GUARDAM
EM SI A FRAGILIDADE DOS ELEMENTOS DE QUE SÃO COMPOSTOS, OU SEJA, O ARTESÃO
ENCONTRA-SE LIMITADO À BAIXA RESISTÊNCIA E DURABILIDADE DAS PEÇAS.
O BISCUIT NASCEU INSPIRADO JUSTAMENTE NESSES TRABALHOS, ONDE HAVIA A
NECESSIDADE DE SE PROCURAR RESISTÊNCIA E DURABILIDADE IDEAIS PARA AS PEÇAS.
MISTURANDO-SE A MASSA A OUTROS ELEMENTOS (COLA, POR EXEMPLO), OBTEVE-SE
UMA CONSISTÊNCIA DURADOURA, SUFICIENTEMENTE PARA QUE A PEÇA PUDESSE RECEBER
PINTURA E ACABAMENTOS QUE REALCEM BRILHOS E OUTROS ATRIBUTOS NATURAIS.
SURGIA, ENTÃO, O BISCUIT, CONHECIDO NA EUROPA E AMÉRICA LATINA COMO
“PORCELANA FRIA”.
MODELAGEM
A MASSA DE BISCUIT É
VERSÁTIL E PODE SER UTILIZADA PARA UMA INFINIDADE DE PROJETOS. PODE-SE APLICAR
A MASSA NATURAL OU TINGIDA, CRIANDO EFEITOS DIFERENCIADOS DE ACABAMENTOS.
PARA AS PEÇAS
MODELADAS APÓS O TINGIMENTO SERÁ NECESSÁRIO PREPARAR TODAS AS QUANTIDADES
NECESSÁRIAS PARA O PROJETO EM CADA UMA DAS CORES ESCOLHIDAS, ISSO PORQUE SERÁ
MUITO DIFÍCIL CONSEGUIR O MESMO TOM EM OUTRO LOTE DE MASSAS A TINGIR.
TAMBÉM PODE SER
REALIZADA A MODELAGEM COM A MASSA NATURAL (SEM CORANTE OU APENAS COM
BRANQUEADOR DE MASSA) E SER PINTADA DEPOIS DE SECA COM TINTA LÁTEX, ACRÍLICA E
TAMBÉM TINTA A ÓLEO. ALGUNS DESTES PIGMENTOS PODEM TAMBÉM SER UTILIZADOS PARA
TINGIR A MASSA.
A SECAGEM DA PEÇA É
FEITA DEIXANDO EM LOCAL AREJADO E ESCORADA CASO EXISTA NECESSIDADE, SOBRE UMA
SUPERFÍCIE POROSA COMO UMA ESPUMA OU TECIDO. NOTE QUE A PEÇA ENCOLHE CERCA DE
30% EM SUAS DIMENSÕES POR CONTA DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA, COMUM NO PROCESSO DE
SECAGEM.
TINGIMENTO
POR SER ATÓXICA (NA MAIORIA DAS COMPOSIÇÕES) A TINTA
DE TECIDO É BASTANTE UTILIZADA NA COLORAÇÃO DA MASSA DE BISCUIT.
OUTRAS OPÇÕES SÃO OS CORANTES EM GEL OU PÓ ESPECÍFICOS PARA ESSE TIPO DE
ARTESANATO QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM CASAS DO RAMO.
AS TINTAS À BASE DE ÓLEO NÃO SÃO
INDICADAS POR CONTA DO MANUSEIO DA MASSA E DA POSSIBILIDADE DE ALERGIAS EM
CONTATO COM A PELE. CASO UTILIZE ESSE TIPO DE CORANTE USE LUVAS PARA TINGIR E
TAMBÉM AO MODELAR COM A MASSA.
PODE SER FEITA A
PINTURA EM MASSA NATURAL SECA OU NÃO, E O PIGMENTO RECOMENDADO É A TINTA LÁTEX.
O EXCESSO NO USO DA TINTA (GROSSAS CAMADAS DE PINTURA OU DILUIÇÃO EXCESSIVA DA
TINTA) PODE CAUSAR RACHADURAS NA PEÇA. CASO ISSO OCORRA, LAVE A PEÇA
IMEDIATAMENTE EM ÁGUA CORRENTE REMOVENDO TODA A CAMADA DE TINTA E SEQUE COM UM
JATO DE CALOR (SECADOR DE CABELOS).
BOA SORTE PRA VOCÊ COM ESSE SEU NOVÍSSIMO BLOG, SILVIA! QUE ELE LHE TRAGA MUITA SORTE EM VENDAS E DIVULGAÇÃO!!
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