LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PAULA FERNANDES - PRA VOCÊ

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ORIGEM DO BISCUIT


BISCUIT OU PORCELANA FRIA É A MASSA DE MODELAR PRODUZIDA A PARTIR DA MISTURA DE AMIDO DE MILHO, COLA BRANCA PARA PORCELANA FRIA, CONSERVANTES COMO LIMÃO OU VINAGRE E VASELINA. ESTE TIPO DE MASSA TAMBÉM É CHAMADO DE PORCELANA FRIA, POIS NÃO PRECISA SER AQUECIDA PARA QUE MANTENHA SEU FORMATO FINAL DE MODELAGEM E SECA EM CONTATO COM O AR.
O BISCUIT É UMA MASSA DE FÁCIL MODELAGEM, ACEITANDO TINGIMENTO E PINTURA COM DIVERSOS TIPOS DE TINTAS E CORANTES.
O SURGIMENTO DO “BISCUIT” PROVAVELMENTE TEM MUITOS PAÍSES DE ORIGEM MAS, COM CERTEZA, PODEMOS DIZER QUE A ITÁLIA É UM DELES. TRABALHOS COM
“PASTA DI SALE”, UMA MISTURA DE FARINHA, ÁGUA E SAL SÃO UMA TRADIÇÃO NAQUELA PARTE DO CONTINENTE EUROPEU. SÃO TRABALHOS DELICADOS QUE RETRATAM OS MAIS DIVERSOS MOTIVOS DO DIA-A-DIA E TÊM POR FINALIDADE ENFEITAR A MESA.
EM OUTROS PAÍSES TAMBÉM EXISTEM TRABALHOS NESTA LINHA. NOS ESTADOS UNIDOS, POR EXEMPLO, OS BONECOS DE “SALT DOUGH” (MASSA DE SAL) SÃO MUITO FAMOSOS, ALÉM DE SEREM UMA TRADIÇÃO MUITO ANTIGA. APESAR DE SUA BELEZA, GUARDAM EM SI A FRAGILIDADE DOS ELEMENTOS DE QUE SÃO COMPOSTOS, OU SEJA, O ARTESÃO ENCONTRA-SE LIMITADO À BAIXA RESISTÊNCIA E DURABILIDADE DAS PEÇAS.
O BISCUIT NASCEU INSPIRADO JUSTAMENTE NESSES TRABALHOS, ONDE HAVIA A NECESSIDADE DE SE PROCURAR RESISTÊNCIA E DURABILIDADE IDEAIS PARA AS PEÇAS.
MISTURANDO-SE A MASSA A OUTROS ELEMENTOS (COLA, POR EXEMPLO), OBTEVE-SE UMA CONSISTÊNCIA DURADOURA, SUFICIENTEMENTE PARA QUE A PEÇA PUDESSE RECEBER PINTURA E ACABAMENTOS QUE REALCEM BRILHOS E OUTROS ATRIBUTOS NATURAIS.
SURGIA, ENTÃO, O BISCUIT, CONHECIDO NA EUROPA E AMÉRICA LATINA COMO “PORCELANA FRIA”.


MODELAGEM

A MASSA DE BISCUIT É VERSÁTIL E PODE SER UTILIZADA PARA UMA INFINIDADE DE PROJETOS. PODE-SE APLICAR A MASSA NATURAL OU TINGIDA, CRIANDO EFEITOS DIFERENCIADOS DE ACABAMENTOS.
PARA AS PEÇAS MODELADAS APÓS O TINGIMENTO SERÁ NECESSÁRIO PREPARAR TODAS AS QUANTIDADES NECESSÁRIAS PARA O PROJETO EM CADA UMA DAS CORES ESCOLHIDAS, ISSO PORQUE SERÁ MUITO DIFÍCIL CONSEGUIR O MESMO TOM EM OUTRO LOTE DE MASSAS A TINGIR.
TAMBÉM PODE SER REALIZADA A MODELAGEM COM A MASSA NATURAL (SEM CORANTE OU APENAS COM BRANQUEADOR DE MASSA) E SER PINTADA DEPOIS DE SECA COM TINTA LÁTEX, ACRÍLICA E TAMBÉM TINTA A ÓLEO. ALGUNS DESTES PIGMENTOS PODEM TAMBÉM SER UTILIZADOS PARA TINGIR A MASSA.
A SECAGEM DA PEÇA É FEITA DEIXANDO EM LOCAL AREJADO E ESCORADA CASO EXISTA NECESSIDADE, SOBRE UMA SUPERFÍCIE POROSA COMO UMA ESPUMA OU TECIDO. NOTE QUE A PEÇA ENCOLHE CERCA DE 30% EM SUAS DIMENSÕES POR CONTA DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA, COMUM NO PROCESSO DE SECAGEM.

TINGIMENTO                                                                                   
POR SER ATÓXICA (NA MAIORIA DAS COMPOSIÇÕES) A TINTA DE TECIDO É BASTANTE UTILIZADA NA COLORAÇÃO DA MASSA DE BISCUIT. OUTRAS OPÇÕES SÃO OS CORANTES EM GEL OU PÓ ESPECÍFICOS PARA ESSE TIPO DE ARTESANATO QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM CASAS DO RAMO.
AS TINTAS À BASE DE ÓLEO NÃO SÃO INDICADAS POR CONTA DO MANUSEIO DA MASSA E DA POSSIBILIDADE DE ALERGIAS EM CONTATO COM A PELE. CASO UTILIZE ESSE TIPO DE CORANTE USE LUVAS PARA TINGIR E TAMBÉM AO MODELAR COM A MASSA.

PODE SER FEITA A PINTURA EM MASSA NATURAL SECA OU NÃO, E O PIGMENTO RECOMENDADO É A TINTA LÁTEX. O EXCESSO NO USO DA TINTA (GROSSAS CAMADAS DE PINTURA OU DILUIÇÃO EXCESSIVA DA TINTA) PODE CAUSAR RACHADURAS NA PEÇA. CASO ISSO OCORRA, LAVE A PEÇA IMEDIATAMENTE EM ÁGUA CORRENTE REMOVENDO TODA A CAMADA DE TINTA E SEQUE COM UM JATO DE CALOR (SECADOR DE CABELOS).

Um comentário:

  1. BOA SORTE PRA VOCÊ COM ESSE SEU NOVÍSSIMO BLOG, SILVIA! QUE ELE LHE TRAGA MUITA SORTE EM VENDAS E DIVULGAÇÃO!!

    ResponderExcluir

COMENTEM MEUS TRABALHOS. VOU ADORAR!!!